A ideia de empreender nasce normalmente ligada a alguma coisa que gostamos ou sabemos fazer bem.
Não podemos esquecer que nem tudo que gostamos ou fazemos bem é um bom negócio. Uma boa idéia traz uma dose de inovação para facilitar a vida das pessoas.
Iniciar seu próprio negócio pode ser emocionante e gratificante. Ele pode oferecer inúmeras vantagens, como ser seu próprio patrão, definir o seu horário e ganhar a vida fazendo algo que você gosta. Mas se tornar um empreendedor de sucesso requer um planejamento minucioso, criatividade e trabalho duro.
Considere se você tem as seguintes características e habilidades comumente associados com empresários bem sucedidos:
-Sente-se confortável com a tomada de riscos?
-Tem independência na hora de decisões?
-É persuasivo?
-Tem habilidade para negociar?
-É criativo?
-Você é apoiado na sua iniciativa de empreender?
É muito importante fazer esta autoanálise antes de tomar a decisão de seguir em frente, pois não é obrigatório a todos ter perfil empreendedor. Assim, a tomada de decisão de empreender vem com mais segurança e aumenta as chances de sucesso do novo negócio.
Uma etapa importante da consolidação da ideia de empreender é a fase de pesquisa. Preliminarmente, comente com seus amigos e familiares. Bole também algumas perguntas e lance um breve questionário nas redes sociais que você faz parte. É muito importante você estudar como resolver as objeções e os questionamentos levantados nesta pesquisa.
Novas ideias também podem surgir nesta fase para complementar seu negócio.
Não tenha pressa. Até ter segurança que sua ideia tem boa aceitação e realmente pode fazer a diferença e ter sucesso no mercado.
E como transformar ideias em realizações? A resposta se resume em uma palavra: planejamento. Tudo deve ser pensado e considerado numa etapa importante conhecida como Plano de Negócios.
Afinal errar no papel é bem melhor do que errar no mercado.
Um bom Plano de Negócio descreve em detalhes por escrito os objetivos e quais caminhos devem ser seguidos para alcançá-los, diminuindo riscos e incertezas.
Esse planejamento vai demonstrar se o seu negócio é viável, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira.
Planejar é um dos passos mais importantes para o empreendedor e pode definir o sucesso de sua empresa ou projeto. Com o plano em mãos, o empreendedor tem a oportunidade de antecipar-se aos possíveis erros e conhecer os pontos fracos e fortes do negócio. Poderá chegar ao mercado com mais segurança e conhecimento.
Existem vários modelos de Planos de Negócios, mas a estrutura básica é simples e objetiva.
Com estes elementos bem descritos e detalhados, é possível prever e contornar riscos, através ações preventivas e corretivas pré-estabelecidas. É o primeiro e importante passo para o sucesso do novo empreendimento.
Fonte Sebrae, Portal da Educação.