Atacama

2018-01-26T10:37:44+00:00 23 Janeiro , 2018 @ 20:39|Turismo e Lazer|

O Atacama é um dos lugares mais lindos que já fui.

La não chove nunca somente 3 x por ano , ou seja durante todo o ano é um lugar que se pode visitar .

A maioria dos hotéis é all inclusive , porque já oferecem os passeios e os guias são dos próprios hotéis .

O ideal é ficar 5 noites.

A acesso para lá é bem fácil

Pega um voo até SANTIAGO , e de lá pega outro para  CALAMA que são mais 2hs  e 10 min  de vôo.

A melhor época para ir é 

Abril, maio e junho – Outono
É uma das melhores épocas para ir ao Deserto do Atacama. O céu costuma ser super limpo, as temperaturas são amenas e é baixa estação. Em junho as temperaturas começam a cair um pouco por causa da proximidade do inverno.

julho, agosto e setembro – Inverno

Julho e agosto são meses de alta temporada o que significa preços bem mais altos. É a época mais fria do ano, com a temperatura variando na média de 22º durante o dia e 4º à noite.

Nos Geisers del Tatio você pode encontrar temperaturas abaixo de zero e um frio congelante. As águas das Lagunas Altiplanicas também podem estar congeladas.

Setembro já começa a baixa estação e as temperaturas começam a aumentar. Não é comum mas pode acontecer ventanias que formam tempestad1es de areia.

outubro, novembro e dezembro – Primavera

Também é uma das melhores épocas para ir ao Deserto do Atacama.  O clima é ameno e ainda você consegue encontrar ofertas da baixa temporada.

No mês de dezembro  as temperaturas já começam a subir um pouco mais e a procura pelas festas de fim de ano também podem ser um problema. Se puder, evite este mês.

 Existem muitos passeios, mas os que mais gosto são:

Vale da Lua recebeu esse nome porque acreditava-se que sua superfície se assemelhava com a da Lua;

No passeio pelo Vale da Lua você verá formações muito curiosas. Elas fazem parte da chamada cordilheira de sal e são formações compostas de sal, gesso e argila que ganham formas distintas devido à ação das chuvas e do vento

 

Vale da Morte, uma área de cânions e dunas, com formações enormes e pontiagudas. Em uma determinada área, é permitido andar por entre essas grandes formações arenosas, mas o visual mais impressionante que se tem é de cima, de um mirante que oferece uma vista panorâmica linda, de onde você pode notar os diferentes tons e camadas de sedimentos que formam o vale.  lua cheia.

A terceira e última parada do passeio é dedicada à Pedra do Coicote, um local que tem um mirante excepcional. Nessa área você fica posicionado no alto e, com isso, sua visão tem um grande alcance das belezas do Atacama. O por do sol é maravilhoso.

Geiser del Tatio

O passeio começa bem cedo por volta das 4 da manha .

porque quando está mais friozinho é que é possível ver o vapor saindo dos gêiseres, ou seja, fato que acontece antes do sol estar forte.

São percorridos mais de 200 km

Os gêiseres são formações que costumam existir em regiões vulcânicas. Eles são como pequenos vulcões que têm erupções de água, expelida através de uma fenda. A água que sai dos gêiseres é bem quente e, quando em contato com o ar, gera vapor, que fica ainda mais evidente quando o ar está frio.

Os gêiseres de Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo e são formações raras. Eles entram em erupção de tempos em tempos e podem, de uma hora para a outra parar de ter erupção, assim como um novo gêiser pode se formar a qualquer hora. Há gêiseres de todo tipo nesse campo, alguns bem grandes e impressionantes, outros menores e menos expressivos. Como podem ser perigosos, evite caminhar em cima das fendas e respeite o limite de pedras que existe ao redor dos gêiseres.

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

O passeio das Lagunas (Lagoas) Altiplânicas é um dos principais tours a se fazer no Atacama.

Ele parte cedinho de San Pedro de Atacama e tem como objetivo visitar as Lagoas Miscanti e Miñiques, além de uma área do Salar de Atacama e da Lagoa Chaxa.

O passeio parte em torno das 6h da manhã de San Pedro de Atacama e ao todo percorre cerca de 280 km. O início do passeio é dentro do carro, leva-se cerca de 2h de viagem para chegar à primeira parada do trajeto, que é na Lagoa Miscanti; uma lagoa muito bonita e de águas tranquilas que fica cercada por morros e por uma vegetação amarelada. No inverno, parte do lago pode estar congelada e provavelmente os morros estarão com neve.

A partir da Lagoa Miscanti é possível fazer uma pequena caminhada até a Lagoa Miñiques, que é a lagoa mais bonita durante o trajeto. Ela tem águas azuis e, quando o vento é pouco, o reflexo na água dos morros ao seu redor é perfeito. Essas lagoas estão a mais de 4.200 metros de altitude, o que torna todo o cenário ainda mais impressionante.

Na lagoa Miñiquis, algumas empresas turísticas fazem uma parada para oferecer o café da manhã. Uma refeição nesse local, ainda que simples, é imperdível. O visual é incrível, vale tirar muitas fotos!

Na segunda principal parada do passeio, é hora de visitar o Salar de Atacama e a Lagoa Chaxa. É nesse local onde fica o deserto de sal do Atacama e Lagoa Chaxa, uma lagoa salina com flamingos. O lugar é muito bonito e este salar, diferentemente do Salar de Uyuni, que é plano, possui formações de sal irregulares que são bem diferentes. Nessa parada, você pode aproveitar para caminhar pelo salar e para admirar os flamingos. Os flamingos, aliás, possuem sua coloração avermelhada devido ao tipo de alimentação que possuem. Mais uma vez, o cenário nesse local é surpreendente; o salar e a lagoa ficam cercados por morros e vulcões e toda a paisagem é de cair o queixo.

Ou seja o ATACAMA é um lugar único vale muito a pena conhecer .

Matéria escrita por KIKA GUILLAUMON