A lojinha de porta de correr, escura e cheirando a graxa é coisa do passado. Impulsionados pelo crescimento das ciclovias na cidade, os bike cafés vêm aumentando em número e qualidade. Lugares onde ciclistas, cicloativistas e outros entusiastas da locomoção em duas rodas podem descansar suas magrelas, consertá-las, tomar um café e comparar seu desempenho no Strava. Em alguns, dá até para almoçar e tomar banho!
Apesar do boom recente, bike cafés têm potencial para além da tendência passageira. São, principalmente, um ponto de encontro para quem leva a sério temas como sustentabilidade e melhoria do transporte. Seu público é eminentemente de ciclistas, mas alguns têm um café tão bem tirado e comidinhas tão boas que mesmo os não adeptos das bikes acabam caindo em suas graças.
Reunimos abaixo alguns dos principais estabelecimentos do gênero em São Paulo para você conhecer entre uma pedalada e outra.
Aro 27 Bike Café
Um lugar aonde você pode chegar com sua bike e comer uma empanada, ou tomar um delicioso chocolate quente enquanto ela é revisada. Boa variedade de acessórios e bikes para você conhecer e, quem sabe, sair de lá com uma. No piso superior, há uma varanda com mesas e cadeiras, o lugar perfeito para descansar da corrida.
Vai lá: Rua Eugênio de Medeiros, 445, Pinheiros
De segunda a sexta, das 11h às 20h.
Las Magrelas
O Lasmá (para os íntimos) é um bike bar pioneiro de SP (existe desde 2012) onde você pode comer um hambúrguer de primeira, incluindo uma opção vegana com shimeji muito bem recheada. Do pão ao ketchup, tudo é feito no lugar. Acompanha uma carta de cervejas que vai das marcas tradicionais às artesanais, invariavelmente trincando.
Vai lá: Rua Artur de Azevedo 922, Pinheiros
De segunda a sexta, das 12h às 22h; sábados, das 12h às 20h.
KOF – King of the Fork
O KOF vende acessórios para ciclistas, mas impossível não reparar no café. Pode ser um doppio tirado em uma La Marzocco, a mãe de todas as máquinas de expresso, um coado na Hario ou um cold brew. Imperdoável não pedir o delicioso cookie para acompanhar. Também há outros petiscos como waffles e gravlax de salmão.
Vai lá: Rua Artur de Azevedo, 1317, Pinheiros
De segunda a sábado, das 9h às 20h.
Por Heinar Maracy para UOL